Como escolher seu Notebook

Entenda as especificações

Hoje em dia não é fácil escolher um notebook com tantas opções e termos técnicos. Por conta disso, elaboramos um pequeno tutorial sobre os principais itens a serem considerados na escolha de seu novo equipamento!

O tamanho da tela influencia diretamente nas dimensões do notebook, no seu peso e no seu custo. Por isso, recomendamos começar a escolha de seu novo notebook por essa opção.

Os notebooks com tela de 13,3″ (polegadas) são os mais leves e práticos para serem levados para todos os lados. Utilizados principalmente nas empresas, costumam ser também um pouco mais caros.

Os que possuem tela de 14″ são os mais comuns e oferecem um ótimo custo/benefício.

Já os de 15,6″ costumam ser um pouco mais baratos, porém são maiores e um pouco mais pesados também. Por outro lado, oferecem uma tela com maior área vísivel e geralmente trazem teclado numérico, o que pode ser um diferencial se você trabalhar com muitas planilhas.

Na dúvida, se você for se deslocar muito, opte pelos modelos de 13,3″. Se for utilizá-lo quase todo o tempo em casa, os de 15,6″ e, caso queira aliar portabilidade e um bom custo/benefício, opte pelos de 14″.

Tela touch? Na prática não vemos quase ninguém utilizando essa funcionalidade com frequência, nem mesmo quando a tela gira 360° e o notebook vira um tablet. Na maioria das vezes, as pessoas até se esquecem dessa funcionalidade!

Independente do tamanho de tela que você escolher, seja ela de 13.3″, 14″ ou 15.6″, a resolução dever se de no mínimo 1920×1080, também conhecida como Full HD.

Em linhas gerais, quanto maior for a resolução, melhor será a qualidade da imagem exibida, da mesma forma como ocorre com as TVs atualmente.

Até já existem telas de notebook com resolução de 2K ou 4K, mas ainda são caras e consomem bem mais bateria.

Atenção: fuja dos modelos com resolução de 1366×768, chamada de HD apenas. Essas telas são geralmente disponibilizadas em notebooks de baixo custo e não são mais adequadas para uma utilização nos dias de hoje.

Os processadores mais comum são os da Intel, conhecidos como: i3, i5 e i7, mas há também outras marcas como os AMD Ryzen.

O processador i5 é o mais indicado para o uso em geral e o i7 se for utilizar o seu computador mais intensamente. Evite o i3 porque mais cedo ou mais tarde você precisará de mais performance.

Além de escolher o tipo, você também deve considerar a sua geração, que de uma maneira geral pode ser comparada com o “ano de fabricação”. Quanto mais nova ela for, mais eficiente o processador será, tanto em termos de performance como em economia de bateria.

Atualmente estamos na 14a. geração dos processadores, mas você também poderá considerar modelos da 11a, 12a e 13a. para o seu novo notebook. Se possível opte por: i5 ou i7, sendo da 11a à 14a gerações.

Escolha somente notebooks que trazem SSD! Eles são uma espécie de pen-drive dentro do seu computador e são muito mais rápidos e confiáveis que os antigos e lentos HDs.

O tamanho do SSD que sugerimos é de 512GB ou mais.

Para saber mais sobre o que é um SSD e como ele pode melhorar o seu dia a dia, clique aqui.

A memória RAM está relacionada diretamente à quantidade de programas e arquivos que você precisa manter abertos simultaneamente no seu notebook.

Atualmente, sugerimos que escolha um notebook com 16GB de RAM. É possível considerar menos, como 8GB, desde que sua utilização seja muito básica e ele permita fazer upgrade.

Mas atenção, boa parte dos notebooks vendidos atualmente já não permite mais aumentar a memória RAM, que vem soldada na placa mãe. Então, se tiver previsão de aumento de demanda ou utilização de programas que demandem mais memória, garanta o seu investimento.

Para conectar acessórios, como: pen-drives, mouse, teclado, monitor e disco externo, você precisará utilizar as “portas” do notebook, por isso sua presença e quantidade se tornam um item muito importante.

O ideal é contar com pelo menos 1 porta USB comum, 1 USB Tipo C (que é o padrão mais recente) e 1 porta HDMI para conectá-lo a um monitor/TV, além da entrada para fone de ouvido.

Windows 11 e MacOS são as opções mais comuns.

Linux, por mais que seja seguro e eficiente, não permite a instalação de alguns programas como o Microsoft Office, o que acaba sendo um grande limitador de seu uso.

Além disso, é importante atentar para as 2 versões disponíveis do Windows 11: a Pro e a Home. Opte pelo Windows 11 Pro se precisar de uma camada extra de segurança.

Ideal que o notebook possua pelo menos algum tipo de identificação biométrica para validar a sua entrada, podendo ser a leitura de sua digital ou o reconhecimento facial através da webcam. Atenção que nem todas as webcams oferecem essa funcionalidade. Valide com o fabricante.

É importante também considerar a ativação da criptografia dos dados, uma funcionalidade que existe nos notebooks com Windows 11 e MacOS.

Se você viaja muito ou se desloca frequentemente com o notebook, sugerimos que opte por um que pese até 1,3kg.

Para uma utilização mista, 1,5kg é o ideal.

Se esse não for o seu caso e você for utilizá-lo praticamente todo o tempo dentro de casa ou da empresa, não se preocupe tanto com essa especificação, mas se possível tente não ultrapassar de 1,8Kg.

Considere também um teclado retroiluminado para que você possa utilizar o notebook em ambientes com pouca luz e verifique se ele possui Ç (padrão ABNT).

Como classificamos os notebooks?

Veja na tabela abaixo as principais características que levamos em consideração para classificarmos os notebooks. Você poderá também utilizá-la como um guia para buscar novos notebooks na internet.

ClassificaçãoProcessadorArmazenamentoMemóriaTelaSistema e Outos
Top
i7 (13a ou 14a geração)512GB/1TB SSD16GB RAM (com opção de upgrade para 32GB)4K/UHD (3840 × 2160)
ou WQHD (2560x1440)
Touch
Windows 11 Pro
Pelo menos 2 portas USB-C
Se possível, 1 porta USB-A (comum) e HDMI. Caso contrário, considerar a compra de um Hub USB-C.
Peso até 1,3kg
Leitor de digitais ou facial e chip TPM
Boa
i5 (11a ou 12a geração)512GB SSD (256GB aceitável)16GB RAM (ou 8GB com opção de upgrade)Full HD (1920x1080)Windows 11 Home/Pro
Pelo menos 1 porta USB-A (comum) e 1 USB-C
HDMI para vídeo
Peso até 1,6kg
Leitor de digitais ou facial e chip TPM
Fraca
i3, processadores anteriores à 11a. geração128GB SSD
500GB/1TB HD
4GB RAMWXGA+, WXGA ou HD (1440x900, 1366x768 ou 1280x720)Linux
Somente portas USB comuns, sem nenhuma USB-C
VGA para vídeo
Peso superior a 1,8kg
Nenhuma identificação biométrica

Gostou desse post? Consulte nossas outras sugestões e inscreva-se em nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das últimas atualizações em tecnologia! Fique também a vontade para nos contatar caso tenha qualquer dúvida!